Tinta para isolamento térmico de telhados

Tecnologia NASA: Economia, Proteção Patrimonial & Proteção ao Meio Ambiente.

Aumentar a refletividade das coberturas e pavimentos podem resultar no arrefecimento significativo, ganhando tempo para que as iniciativas de corte de carbono que iriam retardar o aquecimento global al ongoprazo. Esta é a conclusão de pesquisa realizada pela NASA Goddard Space Flight Center e o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley.

“No Brasil, essa solução teria um efeito ainda maior se incluíssemos também as fachadas,como já se faz na costa do Mediterrâneo há séculos”, diz Roberto Lamberts, especialista em eficiência energética em edificações e professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Pintar os telhados de branco ajuda a combater o aquecimento global

 

Há muito se sabe que os telhados escuros, superfícies de asfalto e pavimentação absorvem o calor do sol durante o dia, agindo como um aquecedor de armazenamento enorme. Quando combinado com o calor adicional pelo uso de energia o aquecimento é conhecido como o efeito de ilha de calor urbano.

Tinta térmica

 

Tinta composta de micro esferas ocas de vidro, são partículas de baixa densidade que resultam em baixa condutividade térmica, refletem até 90% de raios UV, reduzindoa temperatura interna refrigerada em até 30º (shoppings com
telhados), gerando grande conforto e economia quanto ao consumo de energia que poderá chegar aos 50%.

Aplicação da tinta

 

A Somarbrasil comercializa a tinta para isolamento térmico, já aplicada por m², adere a todo tipo de superfície, metálica, concreto, madeira e/ou outros.
A tinta pode ser aplicada em caminhões de transporte refrigerado, tanques para armazenamento de petróleo, silos, armazenamento de criogênicos, navios e aviões. "Produto não comercializado em lojas de tintas".

 

 

Economizar energia;

Aumentar a vida útil do imóvel;

Reduzir e simplificar a manutenção do imóvel: Fissuras e Trincas.

Altamente eficiente na redução de calor interno do pavimento;

Melhorar a qualidade (temperatura) no ambiente de trabalho do funcionário;

Melhorar a produtividade e precisão do funcionário;

Reflete até 75% da radiação solar;

Reflete até 90% dos raios UV;

Reduz em até 15 graus C a temperatura da telha;

Reduz em até 30% a temperatura do ambiente;

Em noites frias, evita a condensação interna, principalmente em coberturas metálicas;

100% acrílica, permanecendo flexível por longo períodos;

Contribui efetivamente com o meio ambiente.

Telhado branco

* As medições devem ser efetuadas nolocalondepermaneceotrabalhador,àalturadaregião do corpo mais atingida. 

O relatório mostra que quando as temperaturas chegam a 29,4 ºC no local de trabalho, a produtividade cai para 18% e a perda de precisão sofre um aumento para 300% em erros. Perdas de produtividade em altas temperaturas podem ser documentadas por seus registros de produção própria. ** Study for NASA. “Comfort Conditioning the Plant with Evaporative Cooling” Plant Engineering July 8, 1976 Pg 76 Joseph Marg.